Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

28 de agosto de 2012

PEÇAS ARTESANAIS DOS PRESOS DE ITAMBACURI SÃO EXPOSTAS EM EVENTO CULTURAL


Linhas, barbantes, madeira e palitos de picolé são as matérias-primas de peças artesanais produzidas por cerca de 40 detentos do Presídio de Itambacuri, localizado no Vale do Mucuri, que estão expostas no Circuito Cultural Artes entre os Povos, evento que acontece nos dias 27 e 28 de agosto com a participação de 13 municípios da Região e artistas de Cuba, Argentina e Chile.
Os tapetes, peças de banheiro, bolsas, bonés, barcos e carrinhos são produzidos há cerca de um ano e têm contribuído para a ressocialização dos presos, pois a família participa ativamente no trabalho, tanto no fornecimento do material necessário para a produção quanto na venda das peças. A psicóloga do presídio, Irislaine Feliciano, explica que o artesanato trouxe uma aproximação maior com os parentes dos presos e uma abertura para que os profissionais de psicologia e assistência social possam ajudá-los. “O convite para a participação neste evento é de grande importância para a autoestima dos presos e mostra que o trabalho tem qualidade.”
O Circuito Cultural Arte entre os Povos é um evento itinerante e tem o apoio do Museu Histórico Regional de Itambacuri e da Rádio São Francisco FM. Já esteve nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e agora visitará, além de Itambacuri, mais dois outros municípios de Minas (Conceição de Ipanema  de 28 a 31 de agosto, e Manhuaçu, de 1º a 03 de setembro). Na noite do encerramento, cantores/trovadores argentinos, chilenos e cubanos farão uma apresentação. Foram programadas exposições, oficinas, palestras apresentações musicais e teatrais e ainda uma feira do livro.


Diversidade

Os artistas cubanos Adela Gutiérrez, Francisco Rivero e Ilén de la Cruz oferecem, respectivamente, as seguintes oficinas: pintura em couro, pintura e danças caribenhas. Participam também artistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Na noite do encerramento cantores/trovadores argentinos, chilenos e cubanos farão uma apresentação.

Serviço

Exposição das peças artesanais dos presos de Itambacuri

Local: Colégio Estadual Madre Serafina de Jesus – Travessa Santa Clara, 194 – Centro - Itambacuri
Data: Terça-feira - 28.08.2012
Horário: das 9 às 10h